segunda-feira, dezembro 22, 2008

E o livre arbítrio, tá onde?



Uma das coisas que eu nunca consegui entender é o tal do preconceito, bem dizia uma professora minha, a palavra deveria ser pré-conceito, porque de repente você acha que pode formar uma idéia a respeito de alguém só com base no que ela é ou aparenta ser.
Ultimamente não tem nada que me irrite mais do que comentários do tipo “Ih, ele é meio viadinho né?!” e se for, qual o problema? Cada um tem o direito de escolher o caminho que quer seguir, pra mim a opção sexual é tão irrelevante, que diferença faz? Uma pessoa homossexual é, automaticamente, menos merecedora do que uma hetero?
E se já não bastasse todo o preconceito já existente vem o papa e declara que “"salvar" a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento.”Ah, faça me um favor né! Como assim salvar a humanidade, desde quando a homossexualidade é uma praga ou algo do gênero?
E disse mais:
“A Igreja Católica prega que, embora a homossexualidade não seja um pecado, os atos sexuais são. Ela se opõe ao casamento gay e, em outubro, uma importante autoridade do Vaticano chamou a homossexualidade de "desvio, irregularidade, ferida".”
Se isso não é preconceito é o que então?
Nunca fui muito freqüentadora da igreja, mas, nunca fui muito com a cara do Bento 16, sempre preferi o João Paulo II, talvez por ele ter sido menos intransigente nas declarações. Na minha opinião, o atual papa é um infeliz por pensar assim, por ter deixado a religião/crença ter limitado tanto seu pensamento, a ponto de achar que alguém é pior apenas por sua escolha sexual/afetiva.
Outra parte de sua declaração:
“Ele também defendeu o direito da Igreja de "falar sobre a natureza humana como homem e mulher, e pedir que esta ordem da criação seja respeitada".” Ok, eu também acho que, assim como eu, ele/a igreja tem o direito de falar o que quiser sobre o que quiser e tem todo o direito de defender as coisas nas quais acredita, mas eu sou só uma jovem escrevendo em um blog e ele é o representante Maximo de uma das maiores e mais antigas instituições do mundo, será que ele nunca parou pra pensar no poder que suas palavras exercem sobre milhares de pessoas? Muitas pessoas vão passar a justificar seu atos, muitas vezes violentos, de preconceito com base nesta e em próximas, não duvido que vão existir próximas, declarações do papa e daí ele vem a publico dizer que é contra a violência.
É cada coisa...


Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/mundo/papa-salvar-gay-tao-importante-quanto-salvar-florestas-217383.shtml

PS: Antes que perguntem, eu não sou homossexual, defendo porque sou absolutamente contra qualquer tipo de preconceito.

Marcadores: ,

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

eu nao tinha lido sobre isso que ele falou ainda
e sim concordo com vc =D
mas acho que tem um erro ai pois não é "opção sexual"
a pessoa num nasce e depois fala vou gosta de uma garota se fose assim eu nao ia gosta d uma pq todos os que amo sao mega fobicos!
mas o blog é bem legal continua assim ;)

terça-feira, dezembro 23, 2008 7:16:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Opção sexual não faz ninguém melhor ou pior, taí um dos bons motivos pra que eu tenha largado essa religião.

Boas festas, viu?

quarta-feira, dezembro 24, 2008 4:30:00 AM  
Blogger Jade Amorim disse...

Ah cara, que coisa revoltante!
A pessoa não escolhe se vai ser gay ou não, que saco!
Eu também sou super contra o preconceito, tenho amigas homossexuais e isso nunca fez a minima diferença...
esses dias fiz até um post sobre a homossexualidade!
Esse Papa pra mim é uma anta, nunca gostei dele!
ó, se voce quiser ver o post:
http://jgossipgirl.blogspot.com/2008/12/homossexualidade.html
Valeu pelo coment no meu outro blog viu? Nós sofremos por não termos cinema, uashauh...

BeijO*

quarta-feira, dezembro 24, 2008 6:46:00 PM  
Blogger Jade Amorim disse...

Realmente dá um ar de doença, mas é uma falha na genética. O que eu achei estremamente irritante nesse seu post foi o Papa ter dito que era uma coisa que devia ser combatida! Arght!
Claro que você pode pensar no fato "escolhas", mas a verdade é que não é, fazer o quê.
Ah, eu tenho um amigo que é mais pra lá do que pra cá, só que ele ainda não se decidiu (lê-se: ainda não saiu do armário. rs) ter amigas lésbicas ´não é um problema, longe disso, elas sempre têm bons conselhos! =)
Valeu pela visita, te espero de volta lá.

BeijO*

sexta-feira, dezembro 26, 2008 1:20:00 PM  
Blogger Francisca Nery disse...

cara, eh por isso que eu falo. tenho sim religiao, a minha propria. ela eh uma mistura de todas as minhas crencas, aquilo que concordo e minha feh. tem coisas que nao da pra aceitar ;ss
guriaa, obrigada pelo comentario, se identificasse? tais passando por saudades de amigos tb??

quarta-feira, dezembro 31, 2008 1:33:00 AM  
Blogger Jubi disse...

ah, concordo totalmente com vc! Pelo que eu li, o papa disse que as pessoas deveriam se afastar dessa "doença", ou alguma coisa parecida. Mas, se pensarmos bem, a Bíblia não diz que devemos procurar salvar a TODAS as almas? SE isso for um motivo para uma alma não ser salva, o mínimo que deveriam fazer seria ajudar, e não julgar. Adorei seu blog! ;@

quinta-feira, janeiro 01, 2009 1:58:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

MELK

Gabi,
discordo do papa quando ele diz que salvar a humanidade da viadagem é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento... Discordo porque eu gosto mais de seres humanos do que de árvores (por incrível que pareça) e porque ninguém precisa ser salvo daquilo que escolhe para si senão por uma ação que parta de si mesmo, desde que você ache que precisa mesmo de alguma salvação. (ficou confuso, né?)

mas é aí que está a questão: eu acho que tudo na vida é fruto de escolhas e as pessoas escolhem, sim, ser homo do mesmo jeito que escolhem ser hetero. Em minha opinião, raramente existe alguma opressão maquiavélica cultural, social ou genética que obrigue alguém a ser o que ela é. Acho que as pessoas fogem da idéia de que as coisas são produtos de sua escolhas para ter onde pôr a culpa quando algo der errado ou para purificar suas próprias consciências diante de seus olhos: da mesma forma que os cristãos gostam de pôr a culpa de tudo em Deus e no Diabo, se eximindo de qualquer responsabilidade diante do mundo.

E quanto as preconceitos, acho que são importantes. Nós, nossa cabeça, não temos como analisar e se preocupar meticulosamente com tudo que passa pela nossa vida. é muita coisa. mas, de uma forma ou de outra, temos sempre que catalogar tudo, até por uma questão de recordação. o preconceito facilita as coisas.

isso é tão claro que você mesma expressou um preconceito dentro do texto: "nunca fui muito com a cara do Bento 16".

beijos, moça. *;

quinta-feira, fevereiro 05, 2009 12:49:00 AM  

Postar um comentário

Sinta-se a vontade...

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial